Você sabia que a Realidade Estendida é mais antiga do que você imagina?
Calma que a gente te explica: o conceito popularmente generalizado na ficção científica como “realidade virtual” iniciou na década de 40 com os “óculos estereoscópicos”, uma invenção de Charles Wheatstone que usava espelhos, angulação na lente e sobreposição de imagens para reproduzir uma realidade tridimensional ao espectador. Mais tarde, já na década de 60, Morton Heilig desenvolveu o “Sensorama”, o primeiro videogame Fliperama com tecnologia eletrônica de realidade virtual. Hoje, a realidade estendida está dividida entre as mais diversas aplicações recreativas e profissionais, desde óculos e consoles de videogame até plataformas acadêmicas e ambientes de simulação, seja cirúrgica ou até treinamentos.
A grande vantagem dessa tecnologia é proporcionar a sensação de presença na situação imersiva. Essa sensação fica registrada no cérebro como memória vivida. Dessa forma, você aprende mais rápido, como se estivesse aprendendo na prática.
Segundo o relatório da Markets & Markets Research, o mercado global de Realidade Estendida deve movimentar até US$117,4 bilhões em 2022 com aplicações em diversas áreas como saúde, moda, decoração e games.
Para se ter ideia das possibilidades de aplicações, a ciência de realidade estendida é subdividida em ambientes onde a realidade física é totalmente substituída pela virtual, como óculos, simuladores e cabines, o que chamamos de Realidade Virtual (VR). Outro exemplo é a Realidade Aumentada (AR), no qual traz ambientes com sobreposição de objetos em realidade física. Por exemplo, o renomado jogo para celulares, Pokémon Go, lançado em 2016, onde através do posicionamento da câmera do celular, personagens são inseridos na tela sobre o mundo real.
Além disso, há a Realidade Mista (MR), uma mistura entre as duas realidades anteriores em que o operador tem interação com os objetos inseridos no meio físico por holografia e estes objetos podem interagir com todo ambiente a partir do mapeamento sensorial do local. Parece um pouco futurista? Mas é uma realidade que você pode ter agora na sua empresa, e o melhor: de forma acessível!
A missão da XR Performance é lhe ajudar a se conectar com o seu público no mundo virtual, criando conteúdos que impactam e geram experiências inspiradoras. Trabalhamos em todo o processo de produção, desde a concepção criativa até a execução técnica, trazendo experiência e criatividade.
E você, já teve alguma experiência neste metaverso da realidade estendida?
Conte com a gente!